Desenvolvendo marketing pessoal através do Visagismo.

Desenvolvendo marketing pessoal através do Visagismo.

O rosto é o principal elemento de reconhecimento da pessoa, é o primeiro local onde se olha quando somos apresentados, sendo a primeira imagem que obtemos e transmitimos.

Quando pretendemos desenvolver um estilo, iniciamos pelo rosto e em seguida pela estrutura física e depois pelos demais fatores que irão compor este estilo.

Começamos identificando o formato do rosto, traços, feições, obtendo desta forma as primeiras informações das proporções entre cada elemento da face.

Todos têm os mesmos elementos no rosto, mas cada um possui diferenças nos seu traços e formas, isto faz com que cada rosto seja único. Quando existe um desequilíbrio entre estes elementos usamos técnicas de correção, sendo a maquiagem fundamental neste processo. Um rosto com as proporções certas transmite beleza pela simetria.

Nosso subconsciente interpreta as primeiras impressões como sendo de uma estrutura com fluidez, equilíbrio e harmonia ou então de desequilíbrio e desarmonia.

Já o inconsciente codifica as informações levando para o lado emocional, proporcionando sensações, às vezes de afinidade ou antipatia, aprovação ou questionamento.

Em poucos segundos, de acordo com a forma como nos apresentamos teremos transmitido ou não as impressões que gostaríamos.

Através da maquiagem com o uso de sombreamento e contraste, e pela escolha das cores da maquiagem, iremos realçar a beleza natural que será responsável pelo“charme”.

O cabelo será utilizado como adorno que irá valorizar o rosto, como uma moldura dando formas geométricas ao contorno.

O rosto é o centro da identidade pessoal, através de um rápido olhar obtemos subconscientemente e inconscientemente informações de reconhecimento das pessoas, posteriormente fazemos a leitura das linhas e formas das outras partes do corpo.

O Visagista tem como foco inicial o estudo do rosto, seguido pela estrutura física e como complemento as particularidades pessoais como personalidade e meio social.

A Fisiognomia de origem Indiana, hoje presente na medicina chinesa que estuda as marcas do rosto e suas causas e origens, nos ajuda na medida que percebemos que a estrutura óssea do rosto indica traços da personalidade como temperamento e estilo comportamental.

Para o desenvolvimento do estilo ou marketing pessoal, a postura, higiene pessoal, ética são importantes, mas não suficientes, a imagem é fundamental e tem que transmitir o que se pretende ou não conseguiremos atingir nosso objetivo.

A Semiótica ou ótica dos sinais, que é um estudo da interpretação dos sinais, nos ajuda através do uso de imagens, símbolos e arquétipos, que faremos uso no cabelo, rosto, acessórios e roupas, agindo no inconsciente coletivo.

“O rosto é obra divina, a roupa, acessórios, cabelos e maquiagem são a moldura, que harmonizam com o ambiente, que será o palco desta divina arte”  dash; Robson Trindade.

FONTE: www.flavyohamos.com.br

Rodrigo Banqueri

Visagista/Hair Stylist. Graduado pela Anhembi Morumbi-Visagismo e Terapia Capilar - Pós Graduado pela Oswaldo Cruz-Tricologia Cosmética - SENAC-Hair Stylist .

Leave a Reply