Desprogressivação | byRodrigoBanqueri

Desprogressivação

Desprogressivação

Desprogressivação

A remoção das escovas progressiva é possível, possibilita dar condições aos cabelos voltarem a ser tratados e revelar seu formato natural. Com tratamentos cosméticos específicos é possível dar definição nos cachos, valorizando-os. A desprogressivação é o tratamento ideal.

A Escova Progressiva trouxe muitos efeitos negativos aos cabelos das brasileiras, na promessa de praticidade. Após muitos anos desse processo proibido, os efeitos colaterais estão cada vez mais trazendo problemas para suas adeptas.

A Escova Progressiva alisa os cabelos e conservam por certo período, precisando refazer  “periodicamente” o processo químico quando os ativos negativos começam a ser removidos nos serviços de shampoo decorrentes.

Desprogressiva

A desprogressivação é o processo químico controlado para a remoção das escovas progressivas, que não é mais desejada pela consumidora. Este serviço em que ser avaliado e feito por um profissional qualificado. O resultado positivo é em 80% dos casos. O profissional precisa avaliar com teste de mecha.

O processo para a desprogressiva é complexo, necessitando de uma fase química e uma fase de tratamento, geralmente feito em seis sessões. Tudo começa por análise técnica e a elaboração do protocolo específico para cada pessoa.

A desprogressiva tem o objetivo de remover a camada superficial acumulada pelos processos feitos de escova progressiva e desestabilizar as ligações químicas formadas durante os processos negativos da escova progressiva.

Escova Progressiva

A escova progressiva é um processo químico ácido, que progressivamente vai alisando o cabelo, em um processo de selagem e conservação do efeito liso. A praticidade é o maior argumento dos profissionais e também a compatibilidade com outras químicas.

O processo com este apelo travestido de tratamento benéfico é na verdade o grande vilão de 90% dos cabelos danificados das brasileiras. Esse processo foi desenvolvido no Brasil, proibido em muitos países, inclusivo no próprio país de origem, por causa dos seus efeitos maléficos.

A blindagem que a escova progressiva produz, impossibilita as ações mecânicas naturais dos cabelos, não permitindo tratamentos mais profundos e sua restauração por ativos cosméticos.

O processo subsequente de manutenção vai cada vem mais danificando a fibra e blindando, dificultando a recuperação cosmética nos fios.

Remover a progressiva

Remover a progressiva

Remover a Escova Progressiva

O processo de remoção da escova progressiva ocorre na fase química do procedimento da desprogressiva, facilitando os demais tratamentos posteriores. Esse é a principal etapa da desprogressivação.

A química da desprogressiva age na superfície dos fios de cabelos, em processo de craquear a resistência que os produtos ácidos das escovas progressivas formam como blindagem nos fios. Esse processo é responsável por criar fissuras na camada sintética da acidificação, do composto selado no cabelo, permitindo a permeação de ativos de tratamentos.

A escova progressiva por si só vai soltando se aos poucos dos fios,  conforme vai lavando os cabelos. Por isso é necessário “progressivamente” refazer a escova progressiva. O grande mal de tudo isso é que quando o produto se desprende dos fios leva junto composição da camada de proteção dos fios, desgastando a fibra e afinando sua espessura.

tirar a progressiva do cabelo

Cabelos sem progressiva

Voltar o Cabelo Natural ao que era antes da progressiva

Após a fase química, entra a fase de recuperação do formato natural dos cabelos e tratamento da fibra. Este processo é responsável por fortalecer os fios de cabelos, estimulando a configuração natural do cabelo, por ter aporte de nutrientes sintéticos.

O cabelo fortalecido tende a voltar ao formato da sua configuração natural, que é modificada quando faz o processo químico da escova progressiva. Por isso é necessário fazer esta etapa em cinco encontros. Os tratamentos cosméticos são estimulados por um procedimento técnico específico, que irá potencializar o retorno do formato natural.

Desprogressivação em Moema

Cabelos saudáveis sem progressiva

Tratamento para cabelos com Escova Progressiva

Quando o cabelo foi extremamente danificado pela escova progressiva, precisam-se criar protocolos personalizados de tratamentos. Para cada histórico químico do cabelo, será necessário repor ativos cosméticos determinantes ao resultado.

Na desprogressivação, os tratamentos no salão serão os “choques” para a recuperação de primeiro impacto. No último encontro o profissional dá os produtos home care e ensina como o cliente fazer, para manter posteriormente.

Este processo é dependente de cada histórico químico, que varia de pessoa para pessoa. É levada em considerações a frequência de tempo de uma aplicação da escova progressiva a outra, quantos anos se faz o processo químico danoso e o tipo da composição ácida foi utilizado.

O protocolo de tratamentos é estabelecido após a análise técnica.

Desprogressivação no Morumbi

Arrumar cabelos de progressiva

Produtos para Remover a Escova Progressiva

O produto químico que é usado no processo técnico da desprogressiva é específico e controlado apenas para este processo capilar. A fase química não é para alterar a estrutura química dos cabelos e sim para agir no composto acumulado na fibra capilar da escova progressiva.

O produto para desprogressivação criará fissuras no revestimento que causa acidificação nos fios de cabelo. As fissuras servirão de acesso aos produtos de tratamentos, permitindo os cabelos terem de volta sua ação mecânica natural de absorção, perdida com o acumulo de processos da progressiva.

O produto não tem acesso comercial, apenas profissional. O produto é dependente totalmente de um processo técnico específico, precisando-se o profissional ter o curso de especialização. O produto é dependente de teste de mecha, para definir a ação de todo o processo.

Desprogressivação cuidados após tirar a Escova Progressiva em cinco (5) passos

Desprogressivação só pode ser feita por especialistas em desprogressiva.

Profissional que não for especialista na desprogressivação pode trazer problemas na fibra capilar e no couro cabeludo.

Desprogressiva com resultado positivo precisa seguir todos os passos indicados pelos profissionais.

Existem fases para o processo da progressiva, sendo todas devidamente respeitadas para resultados de qualidade. Faz parte das fases a manutenção diária pela cliente em casa.

Usar os produtos cosméticos pós a Desprogressiva.

O profissional especialista indicará todos os produtos à manutenção diária. O tratamento pode durar seis meses, em alguns casos mais resistentes.

Tratamento após a remoção da escova progressiva.

Alguns tratamentos serão precisos após a desprogressiva, dependentes das respostas dadas de cada processo, que varia de cabelo a cabelo.

Estimular os cachos conforme a indicação do profissional.

Produtos específicos e a técnica correta, o cabelo tende a definir os cachos, valorizando-os na sua qualidade e estética.

Desprogressiva cuidando em casa para ter ótimo resultado

  • Lavar os cabelos com o shampoo indicado;

  • Usar os cremes capilares recomendados pelo profissional;

  • Estimular os cachos conforme indicado;

  • Definir os cachos depois da desprogressiva;

  • Finalizar os cachos com o equipamento certo;

  • Avaliar os cabelos com o profissional periodicamente.