Interdisciplinaridade no visagismo |
O Visagismo ao longo do tempo criou linhas de pensamentos favoráveis a sua evolução. Iniciando pelo o rosto e percorrendo a esfera superficial da imagem e se aprofundando no interior das pessoas.
Entre os temas desse conceito temos o Estudo do Rosto, Comportamento Humano, Total Look, personalidades, Consultorias Visagistas, Visualismo, Adequação da Imagem Pessoal entre outros. Isso aconteceu graças a contribuição de estudo e desenvolvimento de diversos profissionais visionários.
Adequar uma imagem no conceito do Visagismo para se manter um equilíbrio estético é necessário a união do trabalho de diversos profissionais Visagistas, profissionais da área da beleza e áreas similares.
Temos no mercado Visagistas especializados em cabelo, outros em maquiagem e consultorias, por exemplo. Em profissões similares temos dentistas, personal stylist, cirurgiões plásticos entre outros. A conexão entre os profissionais é essencial para o desenvolvimento da imagem estética completa. Todos serão guiados por projetos Visagistas, executando suas especialidades conforme cada necessidade.
Muitos acham que só de fazer o curso de Visagismo terão condições de criar a personalização na imagem pessoal, não é tão simples assim. O conteúdo é complexo. Na imagem não temos só o rosto, mesmo que ele seja o fundamental elemento dos estudos do Visagismo, ele não anda sozinho, vem acompanhado com a estrutura física corporal e psicológica de cada pessoa.
A interdisciplinaridade é necessária no conhecimento do Visagista e para sua consultoria, ampliando o entendimento de vários parâmetros como social, pessoal, físico e psíquico de seu cliente. A interdisciplinaridade está também na elaboração da imagem com diversos outros profissionais, desenvolvendo juntos a harmonia estética. Cada um em sua especialidade.
A conexão entre os profissionais da área estética e beleza, cria a projeção funcional da BELEZA PLENA, formalizando o que chamamos de imagem funcional e adequação da imagem, buscando uma melhor apresentação pessoal para cada indivíduo, promovendo a sua individualidade e estilo pessoal próprio.
Quando nos referimos em interdisciplinaridade, estamos relacionando:
– Processo Dinâmico
– Processo Integrado
– Mudanças de Atitudes
– Áreas diferenciadas do conhecimento
– Tendência no Mundo Corporativo
– Conexão de segmentos profissionais.
Para relacionar todas as partituras elementares inseridas na imagem pessoal, buscando a harmonia estética, é necessário ter um direcionamento, um projeto funcional e assessorado. Cada profissional tem seu ponto de vista, muitas vezes não respeitando as necessidades e desejos dos seus clientes ou o ponto de vista de outros profissionais, tendo conflito entra as intenções.
A Consultoria Visagista formata a expressão e qualidade estética personalizada, com um cronograma de execução, correlacionando todos os profissionais da área da beleza, sendo um trabalho assertivo a cada particularidade e necessidade.
Não se faz adequação da imagem só com uma especialidade, nem tão pouco sem um planejamento. O profissional Visagista precisa ampliar seus conhecimentos e seus relacionamentos profissionais, posicionar para diferenciar seu trabalho e entender que ele é a conexão de todas as informações e conceitos da imagem pessoal, relacionando assim, com todos os subsídios que promovem a qualidade estética.
O Visagista que direciona cada processo e cada detalhe na imagem pessoal cria a personalização e equilíbrio estético, trabalhando em conjunto com diversos profissionais.
FONTE: www.hairbrasil.com.br